Foto: Thays Ceretta (Diário)
Prova é exigência para obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Instituto Olavo Bilac está entre as escolas da cidade com turmas específicas
Estudantes que buscam a certificação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão se inscrever para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) entre os dias 20 e 31 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira, o cronograma do processo deste ano. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019, terá que justificar ausência entre os dias 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo.
Os detalhes estarão no edital, previsto para ser publicado em abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas no dia 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.
Pais fazem mutirão para arrumar escolas dos filhos em Santa Maria
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem busca a certificação de conclusão do Ensino Fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Quem pretende obter a certificação de conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.
CERTIFICADO
Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos diferentes: a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.
O Inep lembra que apenas a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. É preciso que o participante faça o exame e obtenha o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Além disso, precisa atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no Ensino Fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no Ensino Médio, pontuação de, pelo menos, cinco pontos na prova de redação.